Saúde E Bem- Estar
Saúde não é somente uma palavra que caracteriza a ausência de doenças, uma vez que esse conceito envolve aspectos mais amplos, como o bem-estar físico, mental e social. Segundo a Constituição Federal de 1988, Artigo 196, ela é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Diante desses aspectos, fica claro que a promoção da saúde depende de comportamentos individuais e também de aspectos de dimensão coletiva sendo, este último caso, uma questão intimamente relacionada às políticas públicas.
Nesse contexto, propiciar às pessoas condições dignas de vida é um fator determinante na prevenção contra a ausência de saúde – o que não significa que devemos esperar somente intervenções externas para que, de fato, conquistemos uma boa saúde.
Assim, essa seção apresenta um acervo contendo boas dicas e informações sobre saúde, que podem auxiliar os alunos, nas pesquisas escolares, e população em geral, na busca, quem sabe conquista, de uma melhor qualidade de vida.
Boa Forma
A busca pela boa forma é positiva quando se considera, anteriormente, a saúde e a autoaceitação.
O termo “boa forma” pode estar relacionado a vários significados, como um corpo harmônico, musculoso ou magro; boa aceitação do corpo, mesmo em situações nas quais a forma física contraria os padrões estéticos impostos pela sociedade; a busca incessante por um “corpo perfeito”, a qualquer custo; ser ativo; ausência de dores; uma boa capacidade de realizar trabalhos corporais, dentre outros significados.
Assim, percebe-se que tal conceito é bastante subjetivo e depende de muitos fatores, inclusive da atividade que cada um pretende realizar ou já realiza, e os papéis que almeja desempenhar ou já desempenha na sociedade. Uma bailarina, por exemplo, em razão do tipo de atividade que exerce, deverá ter cuidados e preocupações específicas com a boa forma que se diferenciam das que o fisiculturista adota, assim como o jogador de futebol, um praticante de yoga, um artista, ou mesmo de uma pessoa que trabalha em um escritório, oito horas por dia.
Além disso, os meios de se alcançar ou de se manter essa boa forma também variam: desde a adoção de métodos “naturais”, como uma alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares, até situações mais extremas, como dietas absurdas, realização de cirurgias estéticas sem critérios, ou mesmo comportamento bulímico. Tais atos extremos podem até permitir com que a pessoa conquiste a tão almejada boa forma, mas não são raras as vezes em que prejuízos significativos também aparecem, acompanhando tais resultados...
Diante desses fatos, é importante compreender que a busca por uma boa forma é, de fato, louvável, quando se considera a saúde e a autoaceitação a priori. Até porque nem sempre temos um biótipo que permite com que determinadas características específicas sejam conquistadas, até mesmo por meio de cirurgias plásticas; e também porque uma pessoa que tem hábitos de vida saudáveis, além de diversos benefícios, dificilmente não terá também um corpo harmônico, em boa forma, como consequência.
Dicas Saudáveis
A adoção de determinados comportamentos propiciam
melhorias significativas na nossa qualidade de vida.
Todos nós sabemos que boas práticas de higiene, uma alimentação devidamente equilibrada e a prática de exercícios físicos são as principais medidas para se prevenir doenças e se garantir uma vida mais saudável.
No entanto, nem sempre é fácil adotar um estilo de vida que contemple, fielmente, essas áreas - seja pela falta de informações, tempo, ou mesmo questões financeiras.
Diante desses fatos, esta seção tem como objetivo fornecer dicas saudáveis, para que as mesmas funcionem como ferramentas capazes de ajudar cada leitor a conquistar uma melhor qualidade de vida, de acordo com suas possibilidades, adotando pequenos hábitos benéficos, no dia a dia, ou excluindo de vez algum comportamento que não faz bem à saúde, seja ela física ou emocional.
Importância dos Alimentos na Saúde
Uma alimentação balanceada fortalece o organismo e previne doenças.
Você já ouviu a famosa frase: somos o que comemos? Tal afirmação é muito real e constata, com clareza, a importância dos alimentos na nossa saúde. Uma alimentação mal balanceada, rica em carboidratos e/ou gorduras, pode provocar inúmeros problemas de saúde e doenças, ao passo que, ingerindo com moderação tais grupos alimentares, e também proteínas, vitaminas e minerais; podemos contribuir para uma melhor saúde e qualidade de vida, também prevenindo muitos males.
Diante disso, é perceptível que a alimentação não tem unicamente a função de agradar ao nosso paladar, e que sua qualidade dependerá do equilíbrio feito entre o que é ingerido diariamente, garantindo a ingestão de uma gama de nutrientes indispensáveis para atender às necessidades do organismo.
Sua correta higienização e manipulação, a verificação de sua data de validade, o correto armazenamento são, também, medidas essenciais para se garantir um bom alimento à mesa, e uma boa saúde a você.